SAÚDE: Yoga leva pacientes e comunidade ao parque Monteiro Lobato

por Rafisa Ramos
 
Durante a manhã de hoje (15), a equipe de profissionais do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) realizou o segundo encontro com pacientes e comunidade ao ar livre. A atividade foi no Parque Monteiro Lobato, onde foram elaboradas práticas de yoga.
A atividade faz parte do projeto “SAE vai ao parque” e também já está sendo realizado com as gestantes atendidas no serviço. “Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos pacientes melhora na qualidade de vida, aumenta a sensação de bem-estar e combate ao estresse através das práticas desenvolvidas”, destaca o coordenador do SAE, Jean Zuber.
A ideia é que no próximo ano as aulas passem a ser quinzenais, fazendo com que os participantes criem uma rotina com o Yoga. “A prática do yoga é considerada uma terapia integrativa e é reconhecida no Sistema Único de Saúde. Nossos pacientes e a comunidade que participa da atividade conseguirá perceber um fortalecimento maior do corpo e da mente com o passar do tempo”, comenta a instrutora e enfermeira do SAE, Cláudia Catilhos. O próximo encontro está marcado para o dia 26 de janeiro de 2018.
Para a participante, Jessyka Fipke, de 26 anos, que pratica yoga há dois anos, a experiência de realizar a atividade ao ar livre foi muito boa. “Vi o encontro na rede social da Prefeitura e me interessei, moro na Santa Paula e vim até o parque Monteiro Lobato para ter essa experiência. Adorei e quero participar outras vezes”, declara a jovem.