V Congresso de Educação já reuniu mais de 5 mil pessoas

Profissionais de todas as áreas ligadas ao ensino estão recebendo conhecimentos para melhorar a prática nas escolas
 
Rodrigo K. Silva
Fotos: Vando Padilha
 
O V Congresso Municipal de Educação, realizado pela Secretaria Municipal, já reuniu mais de 5 mil pessoas em quatro dias de atividades, desde a última sexta-feira. O público é formado, principalmente, por professores, serventes escolares, merendeiras e outros profissionais da Rede Municipal, além da Rede Estadual, acadêmicos e estudantes da área.

Ao longo destes dias, profissionais, estudantes e comunidade estão tendo acesso a diversos conhecimentos, apresentados e discutidos por palestrantes das áreas de Educação, Pedagogia, Sociologia, Filosofia, Literatura e outras artes. Conforme a secretária de Educação, Esméria Saveli, esta é uma oportunidade para todos os trabalhadores da educação do município aprimorarem seus conhecimentos e seu labor no dia a dia das escolas.

“A melhoria da educação se realiza todos os dias. E durante o Congresso, estes profissionais recebem um volume muito grande de informações, que geram efeitos ao longo de muito tempo. Ninguém que participe de um evento como esse, sairá ileso. São provocações, novos conhecimentos, dinâmicas e oficinas que estimulam a mudança e a melhoria da prática cotidiana”, conta a professora Esméria Saveli.
 
Palestras seguem até quinta

A programação de palestras, oficinas e minicursos do V Congresso de Educação segue até quinta-feira (14). Até lá, mais de 200 atividadest terão sido realizadas em vários espaços da cidade, entre eles as faculdades, Secretaria Municipal de Educação, Biblioteca Pública, Cine Teatro Ópera, Centro de Cultura, Shopping Palladium, anfiteatro da Escola Municipal Prefeito Coronel Cláudio, entre outros.

Entre os palestrantes, estão autores que constroem conteúdos que são referência para a área da Educação, além de autores de literatura infanto-juvenil, ilustradores, profissionais da neurociência, entre outros.  A programação completa está disponível em sme.pontagrossa.pr.gov.br/vcongresso2017 .
 
Programação de palestras desta terça-feira

8h30 - Cipriano Luckesi: Ensino Escolar a Favor da Emancipação Humana: o Ensino e a Cidadania - Cine Teatro Ópera
9h – Sandra Bozza: Como trabalhar o texto literário – Centro de Cultura
8h30 – Rosana Mont’Alverne: Palestra sobre Mediação de Leitura - SESC
9h – João de Oliveira: Motivação – o Segredo do Sucesso – Colégio Sant’Ana
8h30 e 13h30  – Dr Luís Antônio Corrêa: O uso de medicamentos e a influência na aprendizagem – Sepam
9h e 14h – Regina Rennó: A Ilustração dentro do contexto da literatura infanto-juvenil: a Construção do Sentido – Anfiteatro Eunice Miró Guimarães (Escola Prefeito Coronel Cláudio)
8h e 13h – José Cavalhero e Danielle Cristina Wolff: A Relação criança-experiência-aprendizagem na perspectiva da abordagem de Reggio Emilia – Faculdade Secal
8h30 e 13h30 – Maurício Kusnick: O currículo da Educação Física – Superando Paradigmas – Auditório Biblioteca Municipal
13h30 – Amores e desamores: Internet e tecnologias multimedia na prática educativa – Lídia Barbosa Norbis (Uruguai) – Mini auditório da Biblioteca Municipal
13h30 – Adriano Silva: Motivação & Sucesso em sete notas – Centro de Cultura
14h – Celso Sisto: Políticas para crianças: Um Brasil denunciado em “Meu amigo pintor” – Colégio Sant’Ana
14h – Lucas Buchile: Leitura: Patrimônio Imaterial – Secretaria Municipal/sala 13
19h – Fábio Fernandes: Neurociência e Neuroeducação na prática pedagógica: Como aprender melhor usando os recursos do cérebro – Centro de Convenções do Shopping Palladium.