SETEMBRO: Prefeitura realiza a II Conferência de Promoção da Igualdade Racial

Município abriu consulta pública para envio de propostas, que poderão ser transformadas em políticas. Organização é da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Rodrigo K. Silva,
com fotos de Vando Padilha
A Prefeitura de Ponta Grossa está recebendo propostas da comunidade para discussão durante a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada no dia 09 de Setembro de 2017. Com caráter regional, o evento vai reunir 36 municípios, que poderão implementar as propostas como políticas públicas locais. A organização é da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Criado através da Lei Municipal 12.850, de 24/07/2017, o Conselho Municipal é composto por sete representantes da administração e outros sete de entidades da Sociedade Organizada, estando vinculado à SME. Seu papel é combater o racismo, a discriminação racial, desconstruir preconceitos e reduzir as desigualdades raciais, em todos os aspectos, promovendo o controle social das políticas de promoção da igualdade racial desenvolvidas pelo Município.

Durante o evento serão empossados os membros do Conselho de Promoção da Igualdade Racial, além de eleitos os delegados que irão representar a região na etapa estadual, a qual será realizada em novembro, em Curitiba. Desde já, a população pode enviar suas propostas para discussão na Conferência. As ideias serão discutidas pelos participantes e, caso aprovadas, poderão ser transformadas em políticas públicas a serem desenvolvidas pelas cidades, com acompanhamento da comunidade.

Eixos temáticos

Conforme as diretrizes do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná (CONSEPIR), as propostas de ações devem ser inseridas em quatro eixos temáticos: Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Discriminação. As propostas para promover a igualdade racial podem ser enviadas através da Secretaria Municipal de Educação (SME), pelo endereço sme.pontagrossa.pr.gov.br/conferencia.php – no endereço também podem ser encontrados o regulamento e programação da Conferência, textos de apoio e outras informações. Não é preciso se identificar.

II Conferência de Promoção da Igualdade Racial
Local: Anfiteatro Eunice Miró Guimarães (Anexo à Escola Municipal Prefeito Coronel Cláudio Guimarães)
Data: 09 de Setembro de 2017
Horário: início às 8h30