AMTT fiscaliza frota da Viação Campos Gerais

por Josué Teixeira
 
Durante todo o mês de junho, cada um dos 217 carros da empresa terão aferidos seus itens de segurança, mecânicos e elétricos pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte
 
A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) iniciou, no mês de junho, a avaliação da frota utilizada pela Viação Campos Gerais (VCG) no atendimento aos passageiros do transporte público do município. O processo deve durar até o final do mês, com a fiscalização de todos os 217 carros disponibilizados pela empresa para atenderem as 104 linhas de ônibus do município.
De acordo com Luiz Eduardo Lemes, Chefe de Fiscalização Viária da AMTT, a ação faz parte das exigências da Lei Municipal nº 7018/2002 – que dispõe sobre o transporte coletivo – além de garantir segurança e conforto dos usuários. “Todo ano, esses veículos são vistoriados visualmente pelos técnicos da AMTT. Essa vistoria consiste na verificação de lacres e tacógrafos, contagem de giro de roleta por amostragem e toda a parte visual do ônibus, como escadas, bancos, campainhas, limpeza, etc”, explica. “Um detalhe importante, após essa vistoria, nós recebemos o laudo de um engenheiro mecânico, que constata que as condições da parte elétrica e mecânica do veículo estão dentro dos padrões técnicos para o bom atendimento dos cidadãos”, completa.
Segundo Eliane Oppata, supervisora de manutenção da VCG, além do constante suporte à frota no cotidiano, os carros passam por manutenção preventiva antes das vistorias. “Um dia antes, os carros ficam retidos e passam por lavagem e manutenção geral. Também é disponibilizada uma equipe completa, com borracheiro, mecânico, latoeiro, eletricista, para a correção de quaisquer necessidades apontadas pelos fiscais”, finaliza.