Ponta Grossa vai apresentar turismo local na FIT Cataratas 2017

Por Mariana Galvão Noronha
 
Além de espaço para Ponta Grossa mostrar seus atrativos, evento turístico em Foz do Iguaçu também vai receber encontro do Fórum G11
 
O município de Ponta Grossa já confirmou presença e participará do evento internacional FIT Cataratas 2017, realizado em Foz do Iguaçu no final do mês de junho, apresentando o turismo local. Além do espaço para apresentar os atrativos e estrutura turística da cidade, a FIT Cataratas também deve receber a terceira reunião do Fórum G11, que reúne municípios paranaenses nas categorias ‘A’ e ‘B’, na classificação do Ministério do Turismo. A vice-prefeita e presidente da Fundação de Turismo (Fumtur), Elizabeth Schmidt, eleita coordenadora do Fórum, se reuniu esta semana com o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimenes, para alinhar detalhes desta reunião.
“A Fumtur estará presente no evento, onde nossa equipe poderá apresentar todo nosso potencial turístico, com a rede hoteleira e gastronômica, além dos atrativos turísticos que temos a ofertar. Será uma excelente oportunidade para levar nosso município para um número ainda maior de pessoas. Essa participação só será possível através de uma parceria entre Ponta Grossa e o Governo do Estado”, aponta Elizabeth. O município estará integrado ao espaço da Adetur Campos Gerais - junto com os demais municípios da região. Além dos técnicos da Fumtur, também estará presente a Rainha da 27ª Munchenfest.
Durante a reunião com o presidente da Paraná Turismo, também foram alinhados detalhes sobre o próximo encontro do Fórum G11. “Estamos fazendo uma forte mobilização para garantir a participação dos 11 municípios na próxima reunião. Com isso, garantimos o fortalecimento da nossa rede turística e do potencial de cada uma das cidades integrantes do grupo”, destaca a presidente da Fumtur.
Desde a articulação do Fórum G11 no início deste ano, a repercussão tem sido bastante positiva entre os profissionais do setor. “Todos os grandes países, os países que se importam com a população, com geração de empregos, de impostos, com progresso e melhor qualidade de vida estão apostando no turismo. O Paraná está certo em buscar parcerias entre prefeituras, as comunidades locais e as empresas. A estruturação do Fórum G11 é um trabalho criativo e inovador, que quer revelar o Paraná para o Brasil”, avaliou o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinícius Lummertz.
Além dos representantes dos municípios participantes e do trade turístico da região de Foz do Iguaçu, também estará presente na próxima reunião a Associação Brasileira de Agência de Viagens (Abav). “O Fórum G11 é uma excelente iniciativa de fomento ao turismo no Paraná. Percebemos que a organização do grupo vem tendo uma repercussão bastante positiva no setor. E estaremos participando, junto com os representantes do trade turístico, na próxima reunião, para contribuir com as discussões”, destacou o presidente da Abav, Pedro Kempe.
O Fórum G11 se reúne durante a FIT Cataratas 2017, que acontece nos dias 29 e 30 de junho, em Foz do Iguaçu.