Curso de costura abre novas turmas

Uma parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Qualificação Profissional, o Serviço de Obras Sociais (SOS) e a Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG) está viabilizando a realização de um curso rápido de costura, cujos primeiros certificados foram entregues ontem (13) a 180 alunos. As aulas foram realizadas durante três dias, na ACIPG, nos períodos da manhã, tarde e noite. Devido ao sucesso desta primeira edição, será realizada a segunda edição, nos dias 18, 19 e 20 de setembro, nos três turnos. As inscrições já encontram-se abertas e podem ser feitas na Agência do Trabalhador, SOS ou ACIPG. No ato da inscrição, devem ser entregues 2 kg de alimentos não perecíveis.O curso, ministrado por meio do método Voyage, através do projeto ‘Ajude e Aprenda’, é realizado com o objetivo de ensinar em apenas três dias um novo conceito em costura. “Novas parcerias são sempre bem vindas e quem ganha com isso é a comunidade”, reforça o secretário municipal de Qualificação Profissional, Luiz Simão Staszczak. Através da secretaria, a Prefeitura desenvolve o Programa Municipal de Qualificação Profissional do Setor de Confecção e Vestuário, que já qualificou mais de 1,5 mil pessoas nessa área.Segundo Sebastião Alves Garcia, instrutor do curso, a meta do projeto é viabilizar o acesso a moldes práticos para estimular o crescimento profissional e a geração de emprego. Os alunos recebem orientações sobre os passos de corte e costura para a confecção de peças sociais, malharia, lingerie, moda infantil e roupas de banho.Ao final do curso, o material de apoio fica à disposição para ser adquirido pelo aluno. “Em três dias, os alunos aprendem a modelar, traçar e cortar os mais diversos tipos de roupas”, garante Garcia. Segundo ele, ao final do curso o aluno tem condições de dar início a seu próprio negócio.