Foto por: Carlos Eduardo Chagas Pereira / doalto.net

Conheça o projeto

O que é o Programa Decola: a arte do Começo?

O Decola é um programa de ideação de negócios voltado para os potenciais novos empreendedores (MEI, ME), com o foco no autoconhecimento, capacitação e inovação.

E voltado para aquelas pessoas que querem empreender e não sabem por onde começar e estão em busca de encontrar o seu encaixe no mercado.

Assim, o Decola tem como propósito auxiliar os futuros empreendedores na ideação de seus negócios, a partir da utilização de metodologias inovadoras.

Venha decolar conosco.

Cláudio Grokoviski
Secretário Municipal da Fazenda

Tônia Mansani de Mira
Coordenadoria de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação

Como funciona

Inscreva-se

As inscrições podem ser feitas na Sala do Empreendedor, através do e-mail saladoempreendedor@pontagrossa.pr.gov.br ou através do formulário on-line disponível no site da prefeitura (botão abaixo).

Serão ofertadas 5 edições do Decola: a arte do começo por ano, com 3 encontros cada.

Metodologia Decola: arte do começo

O Decola é um programa de ideação voltado para aquelas pessoas que querem empreender e não sabem por onde começar. Sua metodologia é composta por 3 encontros de 2 horas cada, tendo a inovação como diferencial competitivo. A inovação é cada vez mais importante para a estratégia das empresas. Inovação não é, tão somente, boas ideias. As ideias inovadoras devem avançar e se tornarem produtos e serviços que serão ofertados a um mercado cada vez mais competitivo.

1º Encontro: Tendências de mercado
Tendências de mercado são novos hábitos de consumo que estão determinando novos nichos de mercado a serem explorados com grande potencial de crescimento.

De acordo com condições e com as próprias necessidades e vontades do consumidor, o mercado tem algumas tendências que ganham mais força que outras.

Na hora de investir, vale a pena conhecer quais são essas novas tendências de mercado porque, normalmente, elas apresentam os melhores resultados e crescimento em médio e longo prazos. Além disso, o investimento é uma forma de aproveitar a popularidade recente da tendência.

2º Encontro: Design Thinking
Design Thinking é uma ferramenta prática para a integração de habilidades e mentalidade inovadora. Desenvolvida em Stanford, essa metodologia ensina estratégias criativas para que os indivíduos resolvam problemas.

O processo de Design Thinking combina empatia, criatividade e racionalidade para atender as necessidades do usuário e criar soluções bem sucedidas e de forma inovadora. Julgamentos são adiados no início do processo, o que reduz o medo do fracasso e incentiva o pensamento fora da caixa.

3º Encontro: Canvas de Proposta de Valor
Essa ferramenta facilita o processo de compreensão dos segmentos de clientes e de criação de produtos de serviços para os mesmos, buscando um perfeito encaixe com aquilo que esses clientes desejam.

Valor: Conjunto de benefícios que a empresa proporciona aos clientes;

Proposta de Valor: Os benefícios que os clientes podem esperar de determinados produtos e serviços que uma empresa oferece.

Após estes 3 encontros o que se espera é que você encontre o seu encaixe no mercado.

Venha decolar conosco!