Centro de Cultura

       O prédio de estilo eclético, antiga residência de Amando Cypriano da Cunha, foi construído por volta de 1907. Com o constante crescimento de Ponta Grossa na década de 20, houve necessidade da instalação de um estabelecimento de ensino secundário para atender Ponta Grossa e região. Em fevereiro de 1927 foi criado o Ginásio Regente Feijó e, para sua sede, foi adquirido pelo governo estadual o referido prédio.

        Devido ao aumento do número de alunos, o Ginásio passou a ocupar outro prédio, na Praça Barão do Rio Branco e na edificação da rua Dr. Colares começou a funcionar a Escola Normal de Ponta Grossa até 1950, quando foi criado o Instituto de Educação “Cesar Pietro Martinez” e ocupou o espaço até 1984.
         Em 1988 o imóvel foi doado à Prefeitura de Ponta Grossa, sendo inaugurado o Centro de Cultura, onde acontecem exposições, apresentações artísticas e atividades culturais, como por exemplo, a Quarta Cultural. Foi tombado pelo COMPAC como Patrimônio Cultural de Ponta Grossa em 2002.
       Em 2015, o prédio foi restaurado em sua estrutura, viabilizado com recursos próprios da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura. Possui disponibilidade para uso a Sala Avelino Vieira - auditório com capacidade para 176 pessoas (o espaço conta com um piano Essenfelder em seu palco), a Galeria João Pilarski, no segundo piso, e o saguão de entrada, no primeiro piso.

Localização: Rua Dr. Collares, 436 - Centro
Horário de Visitação: Seg a Sex das 13h às 19h (verificar programação artística no local)

Entrada: Gratuita e nas apresentações culturais é cobrado, conforme a programação.
Telefone: (42) 3901-1588/P
ara agendamento de exposições de arte o interessado pode entrar em contato pelo (42) 3901-1209.

Exibir mapa ampliado