AMTT - HISTÓRICO

A Autarquia Municipal de Trânsito foi criada pela Lei Municipal no. 6.842/01, onde a Diretoria de Estacionamento Regulamentado da Fundação PROAMOR foi transformada em Autarquia, com a finalidade de explorar o Estacionamento Regulamentado.
Em 2003, por meio da Lei Municipal no. 7.129, foi criada junto à Autarquia Municipal de Trânsito a Coordenadoria de Engenharia de Tráfego Viário, com competência para elaborar e aprovar projetos de sinalização viária vertical, horizontal, semafórica e dispositivos controladores de velocidade e de interligação aos sistemas viários Estaduais e Federais, bem como a atribuições inerentes à municipalização do trânsito.
Em 2005, com a Lei Municipal no.  8.432/05 a estrutura administrativa da Autarquia Municipal de Trânsito sofreu grande alteração, principalmente quanto aos serviços prestados, pois além do Estacionamento Regulamentado e da Engenharia de Trafego, passou a fazer parte de suas finalidades planejar, promover, executar e acompanhar as ações do Município na área do estacionamento regulamentado, do trânsito, do transporte e da segurança institucional, passando a se chamar Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, tornando-se assim o ente executivo de trânsito do Município de Ponta Grossa.
Em 2013, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte sofre nova alteração, pois a Lei 11.224/13 transfere da Secretaria Municipal de Planejamento para a sua estrutura, a Divisão de Transportes Urbanos e a Divisão de Fiscalização Viária. Em 2013 mesmo, a estrutura da Guarda Municipal é absorvida pela Secretaria de Cidadania e Segurança.
Assim, hoje a AMTT é responsável pela prestação dos seguintes serviços públicos:
Engenharia de Tráfego; fiscalização do trânsito, exploração e fiscalização do Estacionamento Regulamentado; fiscalização do transporte coletivo, transporte escolar e taxis, assim como a administração dos terminais coletivos e terminal rodoviário intermunicipal.